Planilhas Eletrônicas para Otimização e Tomada de Decisão em Processos Químicos

R$800,00

O curso Planilhas Eletrônicas para Otimização e Tomada de Decisão em Processos Químicos visa fornecer ao profissional da indústria química as aptidões para utilizar planilhas eletrônicas para a solução de diversos problemas em engenharia de processos.

 

Data de Início: 04/04/2023

O curso Planilhas Eletrônicas para Otimização e Tomada de Decisão em Processos Químicos tem por objetivo estar apto a resolver problemas de engenharia de processos por meio do uso de planilhas eletrônicas e da criação de Macros em linguagem VBA. Não obstante, serão utilizadas ferramentas de tomada de decisão.

O curso capacitará os participantes a solucionar problemas que envolvam sistemas de equações utilizando as ferramentas Solver e Atingir Metas. Além da elaboração de gráficos, uso de planilhas como banco de dados (filtros e tabelas dinâmicas), uso de estruturas condicionais (SE; SES), programar macros (caixas de diálogo InputBox e MsgBox), Blocos condicionais, laços e estruturas de decisão e criação de macros.

Essas capacidades serão aplicadas a problemas envolvendo balanços de massa e energia, otimização de processos, análise de sensibilidade, geração de bancos de dados de propriedades termodinâmicas e de processo. Não obstante, serão geradas macros e dashboards baseados em estudos de caso reais.

Outro ponto a ser abordados no curso é a utilização de ferramentas de tomada de decisão em engenharia. Serão abordadas as ferramentas: Controle estatísticos de processo (CEP), Análise Hierárquica de processo (AHP) e Análise envoltória de dados (DEA).

Metodologia do Curso:

  • Aulas expositivas online;
  • Estudos de Caso;

 

Confira o conteúdo programático do curso:

  • Elaboração de planilha de venda de produtos químicos;
  • Gerenciamento de estoque de matéria prima e produtos em uma indústria química;
  • Criação de bancos de dados de fornecedores e empresas parceiras;
  • Cálculo hidráulico de redes ramificadas de planta química;
  • Projeção de produção com incertezas;
  • Otimização e tomada de decisão em um processo químico;

 

  • Início: 04/04/2023
  • Fim: 13/04/2023
  • Carga Horária: 12h
  • Horário: 14:00 às 16:00
  • Unidade: EAD
  • Turno: Tarde

Pré-requisitos:

  • Ensino Médio completo; 

O curso Planilhas Eletrônicas para Otimização e Tomada de Decisão em Processos Químicos destina-se a profissionais da indústria química: técnicos sênior, engenheiros e demais profissionais de áreas afins.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco