MBI em Indústria Automotiva 4.0

EXCLUSIVO

Exclusivo para empresas participantes no programa SENAI de produção do setor automotivo

A Faculdade SENAI CETIQT, referência em educação para a 4ª Revolução Industrial, por meio do Programa prioritário “Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo”, oferece o curso de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Automotiva 4.0. O curso tem como objetivo promover a interação entre os depositários da PPP (montadoras e sistemistas) e demais empresas da cadeia, garantindo promoção e transferência de conhecimento entre as mesmas, bem como, possibilitar a sinergia das cadeias/alianças, a partir das montadoras.

O curso de Pós-Graduação formará profissionais estratégicos e aptos a aplicar conceitos em projetos de inovação da indústria 4.0 em empresas do Setor Automotivo, garantindo processos mais eficientes, produtivos e sustentáveis.

Importante:

O curso destina-se aos profissionais das montadoras da indústria automotiva que executam atividades de tomada de decisão e liderança de equipes há no mínimo 1 ano, que sejam indicados pelas empresas depositantes do programa prioritário do SENAI de produção do setor automotivo, sendo portadores de diploma de curso superior de graduação ou egressos de cursos sequenciais, de formação específica, preferencialmente da área técnica, tecnológica ou de gestão, que conferem diplomação, conforme Resolução CNE/CES nº 01, de 08 de junho de 2007, Art. 1º, § 3º.

 

O curso de pós-graduação está estruturado em quatro módulos de ensino e tem duração de 15 (quinze) meses, com uma imersão virtual destinada a Indústria Avançada e quatro imersões presenciais, destinado aos temas de Estratégia e Otimização, Digitalização, Inovação e Projetos, abordando os principais conceitos da Indústria Automotiva 4.0.

Os integrantes serão indicados pelas principais indústrias participantes do Programa Rota2030, destinado a promover a potencialização do setor automotivo brasileiro e incentivo aos projetos de P&D à toda cadeia automotiva, por meio de conceitos relativos à 4ª Revolução Industrial.

Diferenciais do curso

  1. Instituição Conceito 5 no MEC;
  2. Curso Pós-Graduação EAD com duração de 15 (quinze) meses; 
  3. Quatro encontros de imersão presenciais* em Institutos SENAI de Inovação em Estados como: Paraná, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro; 
  4. Desenvolvimento de rede de relacionamento automotivo;
  5. Palestras de inovação com grandes nomes do setor e/ou celebridades;
  6. Metodologia ativa de aprendizagem;
  7. Aulas teóricas e práticas ministradas por professores qualificados nas instalações do SENAI;
  8. Aulas com especialistas do mercado; 
  9. Curadoria por profissionais de mercado e professores SENAI CETIQT
  10. Tutoria permanente ao longo do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Master in Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Automotiva 4.0
  11. Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem aos alunos do curso de Pós-Graduação devidamente matriculados;
  12. Certificado aos participantes concluintes que cumprirem os requisitos mínimos de presença e desempenho.

 

 * Sujeito a alteração de data de acordo com a disponibilidade da Unidade onde irá ocorrer a imersão.

 

 
MÓDULO UNIDADE CURRICULAR  C.H. Total (horas C.H. à Distância (horas C.H. Presencial (horas IMERSÃO
Indústria Avançada  Introdução a Indústria Avançada   80  80  0  

Estratégia e Otimizaçã  Métodos de Estruturação de Problemas e Análise da Decisão  20  16  4   2ª  
Desenvolvimento Integrado e Enxuto de Produtos  30 24 4
Materiais Inovadores 30 24 6
Customização em Massa 16 12 6

Digitalização
 Internet das coisas  30  24  6  3ª
Produção conectada 20 16 4
Digitalização de Produtos e Processos  20 16 4
Integração Horizontal e Vertical  30 24 6
Inovação  Introdução a Big Data  30  16  4  4ª
Modelos de Negócios e Inovação  42 24 6
Projeto de Conclusão  Orientação de Projeto   30  20  10  5ª 


Apresentação de Projeto

30 20 10
  • Início: 28/08/2020
  • Fim: 11/12/2021
  • Carga Horária: 420 horas ( Sendo 340 horas EaD e 80 horas na modalidade presencial)
  • Unidade: EAD
  • Turno: 100% Online

O curso destina-se aos profissionais das montadoras da indústria automotiva que executam atividades de tomada de decisão e liderança de equipes há no mínimo 1 ano, que sejam indicados pelas empresas depositantes do programa prioritário do SENAI de produção do setor automotivo, sendo portadores de diploma de curso superior de graduação ou egressos de cursos sequenciais, de formação específica, preferencialmente da área técnica, tecnológica ou de gestão, que conferem diplomação, conforme Resolução CNE/CES nº 01, de 08 de junho de 2007, Art. 1º, § 3º.

MBI 

DOS CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS  

A distribuição das vagas do MBI foi feita às empresas depositárias do Programa Prioritário de Alavancagem de Alianças para o setor Automotivo, de acordo com a análise dos seguintes critérios:  

a) Depositante, ganha 1 ponto a cada R$ 45 mil depositado.  

b) 10 pontos equivalem 1 vaga no MBI (Colaborador do Depositante).  

c) Período de apuração de depósitos: set/2019 - jan/2020 (ou até o mês em que o programa atingir a captação máxima de aportes prevista, segundo o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre Ministério da Economia e SENAI - Departamento Nacional). 

d) Os valores depositados por filiais podiam ser acumulados no CNPJ da matriz, sendo a responsabilidade da Matriz de informar ao SENAI - Departamento Nacional.  

e) Em caso de empates, foram classificadas as empresas que acumularam primeiro (data e horário dos depósitos) a pontuação no período de apuração.  

f) Caso haja vagas remanescentes, estas serão distribuídas de acordo com as maiores pontuações (aportes) acumulados no período de apuração.  

Em breve

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco