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Informações Gerais

Processos de Matrículas

1. Graduação

O candidato deverá optar, no ato da inscrição, por uma das formas de ingresso: Nota do ENEM; Prova Agendada; Portador de Diploma; Transferência Externa; Reabertura de Matrícula e Readmissão após Abandono.

A Faculdade SENAI CETIQT reserva 60% (sessenta por cento) das vagas remanescentes, em cada curso, por turno e unidade, para candidatos inscritos que tenham realizado o ENEM, a partir do ano de 2013, desde que o candidato apresente, no mínimo, 450 pontos, não tenha zerado a prova de redação e tenha concluído ou venha a concluir o ensino médio ou equivalente até dezembro/2017. As demais vagas (40%) serão ofertadas para os candidatos que optarem pela forma de ingresso PROVA AGENDADA.

Na possibilidade de haver vagas remanescentes ofertadas para as formas de ingresso ENEM ou PROVA AGENDADA não serem preenchidas completamente, as vagas de uma modalidade poderão ser remanejadas para outra modalidade, a critério da Faculdade.

Formas de ingresso

Por meio da nota do ENEM

Se destina exclusivamente aos candidatos que desejarem aproveitar o resultado obtido no ENEM a partir do ano de 2014, desde que o candidato apresente média, de 450 pontos, e que não tenha zerado a prova de redação, bem como, tenha concluído o ensino médio ou equivalente ou conclua-o até dezembro/2016.

 

Prova Agendada

Se destina exclusivamente aos candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente ou ainda que concluirão até dezembro/2016.

 

Portador de Diploma e Transferência Externa

É destinado para candidatos que já tenham concluído o curso de graduação ou que possuam matrícula ativa em 2017/2 ou ainda matrícula trancada há menos de 2 (dois) anos na instituição de origem.

 

Reabertura de Matrícula e Readmissão após Abandono

É destinado a alunos da Faculdade SENAI CETIQT que tenham interesse em retornar e dar continuidade aos estudos. Caso o aluno tenha interesse em se transferir de curso, turno ou Unidade, deverá solicitar a transferência, no ato de inscrição, através do preenchimento de requerimento específico.

 

Documentação

Para a realização da matrícula, os candidatos deverão se dirigir, preferencialmente, ao local onde deverão realizar seus cursos apresentando obrigatoriamente os seguintes documentos:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio/2º grau ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio (cópia autenticada);

  • Histórico Escolar do Ensino Médio/2º grau (cópia autenticada);

  • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia autenticada);

  • Publicação da conclusão do ensino médio/2ºgrau no Diário Oficial do Estado (cópia simples);

  • Carteira de Identidade (cópia simples com apresentação do original);

  • Título de Eleitor (cópia simples com apresentação do original);

  • CPF (cópia simples com apresentação do original);

  • Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino com mais de 18 (dezoito) anos (cópia simples com apresentação do original);

  • Comprovante de Residência em nome do candidato ou do responsável (cópia simples com apresentação do original);

  • 2 (duas) fotos 3x4 (iguais, recentes e de frente);

  • Pagamento da 1ª cota da semestralidade, de acordo com Anexo II, do presente Edital e do boleto bancário emitido no ato da matrícula.

Observação: documentos emitidos por Instituições fora do Território Nacional deverão estar devidamente traduzidos, por tradutor juramentado, e registrado em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Terá a matrícula cancelada, a qualquer época, o candidato que tiver realizado inscrição, sob o Edital Unificado - Complementar fazendo uso de documentos ou informações falsas, fraudulentas, irregulares ou outros ilícitos.

 

Pagamento

Para confirmar a MATRÍCULA, o candidato deverá após a entrega da documentação efetuar o pagamento do boleto bancário referente ao valor da 1ª parcela do curso. O candidato que não efetuar o pagamento do boleto bancário no prazo estipulado do vencimento, terá sua matrícula cancelada.

O candidato aprovado e matriculado na Faculdade SENAI CETIQT que solicitar o cancelamento de sua matrícula poderá pedir a devolução de 90% da parcela da semestralidade paga, através de requerimento na Secretaria de Cursos, em data prevista em edital.


2. Cursos técnicos presenciais

Poderão concorrer às vagas dos cursos técnicos presenciais aqueles candidatos que estiverem cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou que já tenham concluído o ensino médio. O candidato que se matricular em um curso técnico na modalidade presencial e ainda estiver cursando o ensino médio, concomitantemente, deverá concluí-lo até o final do curso técnico, sob pena de não receber o diploma do Curso Técnico.

Formas de ingresso

Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem de inscrição e confirmação de matrícula até o total de vagas por Curso e Turno. A inscrição será cancelada se for realizada de forma irregular, contendo informações equivocadas, falsas ou incompletas do candidato.

 

Documentação

No período estabelecido para a confirmação da matrícula, os candidatos deverão entregar todos os documentos listados abaixo, nos locais e horários previamente informados em edital:

  • Cópia autenticada da Certidão de Nascimento;

  • Cópia autenticada da Declaração de Matrícula da 2ª ou 3ª série do Ensino

  • Médio, e/ou comprovar a conclusão do mesmo por meio do Certificado ou

  • Diploma de Conclusão do Ensino Médio;

  • Cópia autenticada do Histórico Escolar (para os concluintes do Ensino Médio);

  • Cópia simples do documento de Identidade (RG);

  • Cópia simples do CPF – Cadastro de Pessoa Física (salvo se o número constar no documento de identidade);

  • 1 Foto 3X4 (de frente e recente)

  • Cópia simples do Título de Eleitor;

  • Cópia simples do Documento da Situação Militar, se do sexo masculino;

  • Cópia simples do comprovante de residência em nome do candidato ou do responsável;

  • Laudo Médico (para pessoas com necessidades especiais).

Observação: Em caso de equivalência de estudos no exterior, está deverá ser expressamente reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação. A não apresentação desse documento de reconhecimento no ato da matrícula elimina o candidato deste processo seletivo, impedindo-o de se matricular.

Para autenticação das cópias dos documentos, o candidato ou seu responsável legal, deverá apresentar os documentos originais correspondentes, os quais serão devolvidos de imediato.

Para candidatos menores de 18 (dezoito) anos, será exigida apresentação de 1 (um) responsável legal, portando documento de identidade e CPF.

 

Pagamento

Efetuado o pagamento da 1ª parcela, o aluno matriculado deverá, por meio de acesso ao Sistema de Gestão Escolar do SENAI CETIQT, gerar os boletos referentes as demais parcelas.


3. Pós-Graduação

Os cursos destinam-se aos portadores de diploma de curso superior de graduação ou demais cursos superiores, em qualquer área de formação, conforme determina a Resolução CNE/CES no 01 de 08 de junho de 2007.

 

Documentação

Para a realização da inscrição, o candidato deverá entregar pessoalmente ou encaminhar, por Sedex, à Secretaria de Cursos do SENAI CETIQT todos os documentos listados a seguir:

Original:

• Carta de intenções assinada, modelo livre, onde o candidato deve explicitar suas motivações e expectativas para a escolha do(s) curso(s) aos quais se candidatou.

• Currículo atualizado;

• 1 (uma) foto 3 x 4 (recente e de frente).

 

Cópia simples:

• Carteira de identidade;

• CPF;

• Comprovante de residência (luz, gás, água ou telefone fixo);

• Certificado de reservista, para pessoas do gênero masculino, com idade compreendida entre 18 e 45 anos.

Cópia autenticada dos seguintes documentos:

• Diploma de graduação (frente e verso);

• Certidão de Nascimento ou de Casamento;

• Histórico Escolar completo da Graduação.

A inscrição prévia e a entrega da documentação são requisitos para a matrícula, mas não garantem direito à vaga.

 

Processo seletivo

Antes da efetivação da matrícula, o candidato passará pelas seguintes etapas:

  1. Análise da documentação exigida, tendo como foco a completude e adequação dos documentos recebidos, e do currículo do candidato;

  1. Entrevistas, a serem realizadas pelo Professor Coordenador do Curso, com base na trajetória profissional e na carta de intenções;

  1. Provas de Habilidade Específica

 

Pagamento

Para confirmar a matrícula, o candidato aprovado deverá efetuar o pagamento do boleto bancário. O candidato que, no prazo estipulado para vencimento do boleto bancário, não efetuar o pagamento, não terá sua matrícula efetivada.

 

4. Disposições gerais

O SENAI CETIQT reserva-se o direito de adiar ou de cancelar quaisquer dos cursos, caso não haja o número mínimo de alunos matriculados.

Havendo vagas remanescentes até o início das aulas, permanecerá aberto o processo de matrícula, destinando-se tais vagas a novos candidatos inscritos que atendam ao pré-requisito e regra do edital.