Bootcamp em Engenharia de Fatores Humanos - Turma 4
Desconto de 30% para alunos ou ex-alunos da Pós de Segurança de Processos
O objetivo do curso é capacitar o aluno para a correta aplicação da análise de confiabilidade humana – metodologia utilizada para avaliar os riscos na execução de procedimentos críticos à segurança e meio ambiente – a partir da interface entre a disciplina de engenharia de fatores humanos e a segurança de processos.
Este curso abordará conceitos de ergonomia e fatores influenciadores de desempenho(organizacionais, tecnológicos e individuais), assim como apresentará as melhores práticas da indústria de processos, especialmente da indústria de óleo e gás. A partir de exercícios práticos aplicados por especialista renomado da área, o curso proporcionará a aquisição decapacidades técnicas relacionadas à engenharia de fatores humanos na indústria de processos, visando a correta execução da análise de confiabilidade humana.
Conteúdo :
1. Definições científicas de erro humano, fatores humanos, ergonomia.
2. Melhores práticas da indústria de processo (normas e guias para especificação técnica de projetos) – com destaque para a indústria de óleo e gás, onde a instrutora possui maior tempo de experiência.
3. Integração de engenharia de fatores humanos nas diferentes fases de um projeto.
4. Diferentes tipos de Análises de tarefa (com objetivos específicos, como determinação de efetivo mínimo).
5. Princípios básicos da utilização de fatores humanos na Investigação de incidentes. Bancos de dados de grandes acidentes envolvendo fatores humanos. Auxílio de inteligência artificial para aprender com relatórios de investigação publicados.
6. Metodologia de Análise de Confiabilidade humana (histórico, definição de fatores influenciadores, técnicas existentes, bancos de dados, validação).
7. Exercício em grupo para aplicação da análise de confiabilidade humana. O exercício é constituído de 8 etapas. A cada etapa a professora fará uma breve explicação da parte teórica necessária para execução do exercício, e dará um tempo para os grupos executarem a análise. Este exercício simula um estudo de risco real (onde são feitas reuniões de equipes multidisciplinares com um líder que conhece a técnica orientando). A professora, fazendo o papel do líder que domina a técnica, passará de sala em sala tirando as dúvidas, e quando retorna, faz comentários gerais. Os grupos apresentam um para os outros. As etapas são: (1) definição do problema, (2) análise das tarefas críticas, (3) identificação do erro humano e fatores influenciadores de desempenho, (4) representação, (5) quantificação, (6) análise de impacto, (7) redução de erro, (8) garantia da qualidade, (9) documentação). Neste exercício será utilizada a técnica Petro-HRA.
8. Utilização da técnica HEART para avaliar as etapas (3), (5), (6) e (7).
9. Revisão de tudo que foi aprendido diferenciando o que se encaixa em “learning from incidents” x “learning from normal work”, Safety I x Safety II x Safety III.
- Início: 31/03/2025
- Fim: 05/05/2025
- Carga Horária: 40 horas
- Horário: 19h às 21h
- Unidade: Barra da Tijuca
- Turno: Noite
Profissionais que atuam nas áreas de:
- Engenharia de Segurança: Profissionais que se concentram em identificar e mitigarriscos de segurança em sistemas complexos, como instalações industriais, transporte, energia, saúde e segurança pública.
- Análise de Confiabilidade Humana: Especialistas em avaliar e quantificar a confiabilidade e a probabilidade de erro humano em sistemas complexos, utilizando técnicas como análise de árvore de falhas, análise de modos e efeitos de falha (FMEA) e modelagem de eventos discretos.
- Treinamento e Educação em Segurança: Profissionais que desenvolvem e implementam programas de treinamento para operadores e técnicos, visando melhorar a conscientização sobre segurança, competência técnica e tomada de decisões eficaz em situações de emergência.
- Gerenciamento de Riscos: Especialistas em identificar, avaliar e gerenciar riscos associados ao comportamento humano em ambientes de trabalho, com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores e a integridade dos processos.
- Análise de Acidentes e Incidentes: Profissionais que investigam acidentes e incidentes para identificar as causas subjacentes, incluindo contribuições do erro humano, e recomendam medidas corretivas para prevenir recorrências.
- Normatização e Regulamentação: Especialistas que contribuem para o desenvolvimento de normas, regulamentos e diretrizes relacionadas à confiabilidade humana em diversos setores industriais.